Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Nova História para a Paróquia de São Sebastião de Itaipu.

Nossa Paróquia de São Sebastião tem uma história bem bonita. Com mais de 250 anos , sua existência conta com diversos acontecimentos ao longo destes anos, histórias que marcaram muitas vidas, histórias que marcaram a História.

Mas neste texto, nesta “nova história” vou me ater ao período em que os padres palotinos assumiram a paroquia.

Quando os padres palotinos assumiram os trabalhos na paróquia, encontraram uma igreja em construção, não a igreja templo, prédio , pois este foi restaurado sob os olhos do pe. Lúcio Pinho que também começou os trabalhos pastorais.

Em construção, uma igreja em construção, na época, a região ainda era pouco habitada em comparação com os dias de hoje. Mas os palotinos, com o seu primeiro paróco, João Sopicki, não tiveram descanço e trabalharam muito.

Ao longo destes anos, tivemos vários padres que por aqui passaram e deixaram um pedaço de suas vidas, e de seus trabalhos marcados na história da paróquia. Cada um com seu jeito, com seu carisma e dons, ajudaram a nossa matriz a crescer e dar muitos frutos.

E é sobre esses frutos que agora passo a escrever.

Até o mês de março, do ano passado 2008, nossa matriz tinha as seguintes capelas: N.S do Bonsucesso, N.S. Da Penha, Santo Antônio, Santa Terezinha e São José, essas na região do Bairro de Piratininga. Ainda as capelas de N.S de Fátima, N.S Aparecida, Santa Rita de Cássia, São Camilo de Lélis em Itaipuaçu, Maricá. E por fim as capelas de São João Batista de La Salle, Sagrada Família, Sagrado Coração de Jesus e N.S da Conceição.

Então em abril de 2008 nossa história começou a mudar, pois tivemos a criação da paróquia de São José. A então capela de São José foi elevada a condição de Paróquia e assumida pelos padres da diocese, juntamente com as capelas ao seu redor.

E neste ano de 2009, mais uma de nossas capelas foi feita Paróquia. A capela de N.S de Fatima, em Itaipuaçu, sendo assumida pelos padres Palotinos, juntamente com mais 5 capelas.

Sendo assim, hoje contamos apenas com a matriz e mais 4 capelas.

“Poxa, em pouco mais de um ano perdemos mais de 10 igrejas!!” “ Nossa, que pena, estamos pequenos agora...”

Será???

Pelo contrário!!!

Nossa paróquia deu frutos! As paróquias de São José e N. Senhora de Fátima, são frutos, frutos dos trabalhos, das orações, e do crescimento físico e espiritual da nossa Paroquia de São Sebastião. Fruto do trabalho da dedicação dos palotinos! Hoje queridos paroquianos, nós não perdemos capelas, mas ganhamos duas filhas!!!

E agora temos uma nova história pela frente! E com nossa ajuda e trabalho, rezaremos para que essas nossas “filhas” também dêem frutos e muitos “netinhos” para nós.

Não perdemos, mas sim crescemos!


Por isso meus irmão, agradeçamos à Deus, pelos padres palotinos que juntamente com todos os fiéis e colaboradores, dedicaram suas vidas para o crescimento da nossa igreja, e com este crescimento

alcançaram mais e mais pessoas, levando a fé, o amor e a caridade e principalmente a palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus a toda esta grande família.


“Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja Louvado.”

“Deus em tudo e Sempre”

São Vicente Pallotti.


Camille Santos