Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Oitavário da Epifania



Aconteceu em nossa Paróquia, dos dias 03 ao 10 de Janeiro o V Oitavário da Epifania do Senhor.
Neste quinto ano em que realizamos o Oitavário, tivemos uma programação bem dinâmica e participativa. Como estamos no Ano Sacerdotal, cada dia do Oitavário, contamos com a presença de um Sacerdote diferente, meditando a cada dia um tema diferente sobre a Epifania. As pastorais e movimentos de nossa paróquia também participaram, fazendo antes da Missa uma pequena apresentação, contando como trabalham, e como o seu trabalho próprio contribui para a evangelização, levando o Senhor para todos que não O conhecem. Sendo assim todos puderam conhecer um pouco mais sobre os grupos que atuam em nossa paróquia e se animarem para ajudar também.No primeiro dia o ECC, se apresentou, meditando o seguinte tema: “Profecia — Jesus, luz verdadeira”, e o Pe. Akácio Sac, nosso vigário paroquial celebrou a Santa Missa.

No segundo dia a Comunidade de Vida e Aliança Santos Anjos falou dos seus trabalhos, sobre a vocação da comunidade, o modo de vida, e meditando sobre o tema: “O chamado e a resposta dos Magos”. Neste dia o Pe. Renato Sac, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição em Estrela Dalva- MG, celebrou a Santa Missa com o nosso Pároco Pe. Casimiro e o Pe. Akácio.No terceiro dia o grupo do COR feminino se apresentou meditando o tema: “Inquietação em Jerusalém e inércia de sua gente”, e o Pe. Luiz Mauricio presidiu a missa junto com nosso Pároco.

No quarto dia o grupo da UAC-Itaipu se apresentou meditando o tema: “Os magos adoram o Menino”. Neste dia o Pe. João Pedro Sac presidiu a Santa Missa juntamente com nosso Pároco Pe. Casimiro e o Pe. Luiz Mauricio.
No quinto dia a Pastoral do Dízimo se apresentou, meditando o tema: “O que teria conversado Maria com os Magos”, e teve como celebrante o Pe. Marcos Sac, Pároco da Paróquia de NS de Fátima em Pendotiba e Pe.Casimiro.

No sexto dia a Pastoral familiar se apresentou, meditando o tema: “Os presentes dos Magos”. Neste dia o Frei João Antônio, que foi paroquiano nosso e hoje trabalha em Angola, celebrou a Santa Missa.
No sétimo dia a Catequese de nossa paróquia fez a sua apresentação, meditando o tema: “José, esposo de Maria e pai da Casa de Nazaré”quem celebrou a Santa missa foi o Pe. Cristovão, da paróquia de São Roque, no Rio de Janeiro.

E no último dia do Oitavário, fechando o tempo do Natal e as comemorações, tivemos a presença do Coral “Contas de Coral”, que cantou lindos cânticos Natalinos. O grupo da Divina Misericórdia de nossa paróquia se apresentou, meditando o tema: “A Mensagem de São Vicente Pallotti”. O Pe. João Sopick, pároco do Santuário da Divina Misericórdia no Rio, presidiu a Santa Missa.


No fim, levamos a Imagem do Menino Jesus até a porta da Igreja, assim todos que saiam podiam beijá-lo.
Foram dias de grande espiritualidade e aprendizado. Conhecemos um pouco mais sobre cada, grupo, pastoral e movimentos de nossa paróquia, que mostraram a infinidade de dons, e como podemos contribuir para o crescimento de nossa igreja. A cada dia, os padres celebrantes nos motivaram em suas pregações meditando os temas sugeridos para os dias do Oitavário, assim tivemos a oportunidade de conhecer ainda mais o carisma Palotino nesta festa tão querida por S. Vicente Pallotti.O clima de união entre todos foi muito bonito, a participação dos paroquianos, visitantes também foi marcante, a confraternização a cada dia no salão paroquial mostrou-nos a noção da família-igreja que somos.Agradecemos a Deus pelas graças derramadas sobre nós, nossas famílias e nossa paróquia neste tempo do Oitavário da Epifania, e desde já desejamos que no próximo ano cada vez mais pessoas participem conosco destes dias tão proveitosos para nossa espiritualidade e nosso encontro pessoal com nosso Menino-Deus. Que Cristo seja cada vez mais levado aos lares e famílias que ainda não o conhecem, para que lá ele seja o Centro e Guia de todos.
Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo, Para sempre seja Louvado.

Nenhum comentário: