Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010

"Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro." Mt 6,24

Oração CF-2010

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem,

nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe

como dádiva gratuita para a vida.

Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade

e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.

Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender

que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós,

teus filhos e filhas.

Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças

que causam exclusão social e miséria.

Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum

e na condução de uma economia a serviço da vida.

Guiados pelo teu Espírito,queremos viver o serviço e a comunhão,

promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade

acolha a vinda do teu reino.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.



O canto Litúrgico na Quaresma.


O canto Litúrgico na Quaresma

O tempo de Quaresma é um tempo de penitência; tempo de austeridade, que irá se manifestar tanto na ornamentação do templo como no canto. É preciso que se destaque tal autoridade, a fim de melhor salientar a alegria que se torna transbordante na Páscoa. Esse motivo pelo qual, desde o começo da Quaresma até a Vigília Pascal não se recita nem se canta o glória e nem sequer o aleluia. Os instrumentos musicais não acompanham os cantos de maneira “festiva”, sendo apenas liberados para sustentar o canto, como convém ao caráter penitencial desse tempo, ou seja, o acompanhamento tem uma função predominantemente “pratica”.

Na Quaresma, como em qualquer outro tempo, devemos cantar sem, todavia, saturar a celebração com cânticos. Neste tempo, ocorre favorecer o silêncio musical e manter a austeridade no canto.

Os cantos devem ser específicos, do mesmo modo que no Advento ou Natal; que se identifiquem com o tempo que estamos vivendo.

Os grandes temas que devem estar contidos nos textos da Quaresma devem refletir sobre o tema do pecado e do perdão, porém na Quaresma temos que cantar algo mais, além do pecado e do perdão.

A Páscoa de Jesus, o passo (passagem, paixão) do Senhor deve estar sempre no horizonte de nossos cantos. O tema do êxodo, em virtude do que tem de movimento e de dinamismo. O próximo, a solidariedade com os necessitados, como abertura para os irmãos; a escuta atenta e meditativa da Palavra como abertura para Deus.

Há ainda outros temas, como o deserto, com sua travessia e sua experiência de liberdade; a montanha sagrada, com a sua escalada para chegar à Páscoa; os sacramentos pascais: a recordação viva do nosso batismo; a água (a mulher samaritana), a luz (o cego de nascença), a vida (ressurreição de Lázaro). Todos esses temas assinalam o sentido do catecumenato na Quaresma. A conversão. A nova aliança, a renovação batismal etc.

Todos esses temas mostram-nos quais os aspectos da Quaresma que mais se desenvolveram e quais as lacunas existentes. Na hora de programar, eles irão nos ajudar, a saber, quais deles teremos que dar ênfase para que o canto convirja para as leituras, orações, ritos, tempo litúrgico, de tal maneira que possamos conseguir o objetivo que nos propusermos: que o povo cristão se prepare cada vez mais para poder celebrar e viver melhor a Páscoa de Jesus, vale dizer, que a comunidade cristã se incorpore a seu Senhor, Cristo Jesus, em seu passo pascal.

Texto extraído do livro: Canto e Música Litúrgica.

Pe. Antônio Alcade. Ed. Paulinas.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RETIRO DO MARANATHÁ‏

Convido a todo público feminino de nossa comunidade a participarem do 1º Retiro feminino do ano de 2010 na Comunidade Católica Maranathá, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro no Sítio sede da Comunidade em Nova Iguaçu, com saída às 18:00 hs do dia 26 das barcas de Niterói, com destino a Praça XV, onde embarcamos em um ônibus que nos levará direto ao sítio. O custo do retiro é de R$ 35,00 com tudo incluído, as fichas de inscrição deverão ser preenchidas e confirmadas até o dia 23. Poderão ser feitas através dos telefones: 2616-1624 (2ª a 6ª feira horário comercial), 2709-5255 (noite) 8412-8069 com a Rosane ou 2703-3318 (Aurea e Ubaldo). O que é o Maranathá? Só indo pra ver.

Esta Comunidade tem como carisma a dependência química, mas nos retiros são abordados os mais diversos temas, tais como: Castidade, Santidade, Matrimônio, Família e tantos outros, sempre com muita brincadeira, música e alegria. Convide suas amigas, familiares, vizinhos, ajude-nos a evangelizar, e como foi dito ao profeta Isaias: 6,8 "Ouvi a voz do Senhor que dizia: "Quem enviarei? Quem irá por nós?" Eu respondi: "Aqui estou! Envia-me". A messe é grande e poucos são os que se dispõe ao serviço, junte-se a nós, conheça a Comunidade e depois me diga. O Grupo de Oração Maranathá, aqui representando esta Comunidade, funciona todas as 3ª feiras na Igreja São João Batista de La Salle, venham nos visitar.
Rosane- Coord. Maranathá Niterói.