Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

domingo, 29 de agosto de 2010

Retiro Feminino da Comunidade Maranatha

O último retiro feminino foi muito abençoado com a presença de mais de 300 mulheres, 12 da nossa paróquia. A satisfação é enorme, pois vemos tantas jovens que chegam ali contrariadas, desconfiadas, cheia de orgulho, mas no último dia a expressão que trazem no rosto é de alegria e descontração. Muitas decidem ficar internadas para libertação das drogas. Outras que tinham abandonado suas famílias saem dali dispostas a resgatar estes valores. A palestra do filho pródigo é uma enorme ponte para este reencontro, sem contar os testemunhos de vida que convencem. "Maranathá, só indo... Ah se tu soubesses !!!!!!
Rosane Gastim.

sábado, 21 de agosto de 2010

Peregrinação - EGITO - JORDÂNIA E TERRA SANTA

Últimas vagas para a Peregrinação em Novembro! Não Percam! Faça logo sua inscrição!!!!


-DIA 12/11- RIO DE JANEIRO- EMBARQUE

-DIA 13/11- BRASIL- CAIRO

-DIA 14/11- CAIRO

-DIA 15/11- CAIRO

-DIA 16/11- CAIRO/ SANTA CATARINA/ MONTE SINAI

-DIA 17/11- SINAI / PETRA

-DIA 18/11- PETRA

-DIA 19/11- PETRA/ AMMAN

-DIA 20/11- AMMAN/ NAZARÉ

-DIA 21/11- NAZARÉ

-DIA 22/ 11-NAZARÉ/ TIBERIÁDES/ NAZARÉ

-DIA 23/11- NAZARÉ/ JERICÓ/ BETÂNIA/ JERUSALÉM

-DIA 24/11- JERUSALÉM

-DIA 25/11- JERUSALÉM (CIDADE VELHA)

-DIA 26/11- JERUSALÉM/ BELÉM/ JERUSALÉM

-DIA 27/11- JERUSALÉM/ TEL AVIV

-DIA 28/11- CHEGADA AO RIO DE JANEIRO
 

Missa com Pe. Akácio

No dia 17/08 nosso querido Pe. Akácio celebrou a Santa Missa em nossa Paróquia.
Os fíéis e amigos compareceram na celebração, que foi muito emocionante. Durante a homilia Pe. Akácio falou um pouco sobre sua nova missão e o chamado de Deus para servi-lo mais intenssamente como um Monge. Foi um momento muito bonito onde todos puderam ver a graça da vocação religiosa e a alegria de quem diz "sim" á Deus e responde ao chamado.
Todos puderam conversar um pouco com ele após a santa missa.
Também foi servido um delicioso caldinho no salão paroquial para recepcionar-lo.
Que nossa comunidade paroquial esteja sempre em oração por todos nossos padres que por aqui passaram, pelo nosso Pároco, e por todas as vocações religiosas.
Abaixo o link com fotos.
http://picasaweb.google.com.br/asementeitaipu/PeAkacio?authkey=Gv1sRgCKaO_9uYrPCpQQ#

Semana da Família

Aconteceu em nossa Paróquia a Semana da Família.
A pastoral familiar organizou e junto com as demais pastorais e movimentos de nossa paróquia participaram da Semana da Família. A cada dia um convidado fez uma palestra e após a Santa Missa todos os fiéis se reuniram na gruta de N.S de Lourdes para rezarem uma dezena do terço em intercessão pelas famílias, ainda também as crianças da catequese fizeram a coroação de Nossa Senhora. E como já é tradicional, no salão paroquial foi servido deliciosos caldinhos. Foi uma semana de grande oração pelas familias de nossa comunidade e do mundo inteiro e também uma semana de confraternização.
Abaixo o link com algumas fotos.
http://picasaweb.google.com.br/asementeitaipu/SemanaDaFamilia?authkey=Gv1sRgCI-ojN_C_Ynl9gE#

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

São João Maria Vianney

A Igreja celebra no dia 04 de agosto o dia S. João Maria Vianney, proclamado “Patrono dos párocos”, em 1929 pelo Papa Pio XI, o mesmo que o canonizou em 1925. Ele era conhecido como o “cura D’Ars”, um povoado francês, ao norte de Lião onde exerceu o seu ministério sacerdotal. João Maria Vianney (1786-1859) é um daqueles homens aos quais se aplicam as palavras de São Paulo: “Deus escolheu os mais insignificantes para confundir os grandes.” Era um camponês rude, nascido em Dardilly, tinha passado pela tempestade da Revolução Francesa. Teve de se esconder por um certo tempo, por haver desertado do exército de Napoleão em marcha para a Espanha sem entender a gravidade de seu comportamento.
No seminário teve muitas dificuldades para aprender o latim, a filosofia e a teologia; os seus professores, desanimados, deixaram até de interrogá-lo. É uma lástima, disse um deles ao Vigário geral, porque é um modelo de piedade. “Um modelo de piedade? – exclamou este. – Então eu o promovo e a graça de Deus fará o resto.” Em 1815 foi ordenado, mas sem a autorização para confessar, pois o julgavam incapaz de guiar as consciências. Quem poderia imaginar que João Vianney se tornaria um dos mais famosos confessores que a história da Igreja conhece?
Conta-se que ao negar ordená-lo sacerdote, por achá-lo “burrinho”, ele teria dito ao bispo: Sr. Bispo, se Sansão com só uma queixada de burro destruiu o exército dos filisteus, imagine o que o Sr. não poderá fazer com este burrinho inteiro!…” E o Bispo o ordenou, mas tomou o cuidado de mandar-lhe para uma das menores aldeias da França, onde há mais de 25 anos não tinha um padre. Passou antes um ano sob a direção do abade Balley, de Ecully, e este percebeu naquele “bobo iluminado” os carismas da santidade. Depois foi para Ars, como vigário capelão.
O Padre entrou no povoado levando muitos sonhos e esperanças. Nem imaginava quanto iria sofrer ali dentro. Ars era pequena no tamanho, mas enorme quanto aos problemas: muitas casas de jogatina, de prostituição, de vícios, cidade paganizada. A capela estava sempre vazia. O Padre Vianney se pôs a rezar, fazer jejuns e penitência. Visitava as famílias e as convidava para a Santa Missa. Alguns começaram a ir à capela. Então o pároco fundou a Confraria do Rosário para as mulheres, e a Irmandade do Santíssimo Sacramento para os homens. Diante disso, os donos dos bares e organizadores de jogatinas começaram dura perseguição contra o Padre Vianney. Este chegou a dizer, “Ah, se eu soubesse o que é ser vigário, teria entrado num convento de monges”.
Em 1818, Ars-em-Dombes era uma caricatura cristã. A fé não era vista com seriedade. A capela estava sempre deserta, o povo não freqüentava os sacramentos e o domingo era marcado por festas profanas. Aí ele dobrou seu tempo de oração. Ars começou a transformar-se. A capela se enchia. Virou santuário com peregrinações. Pessoas cultas de outras cidade iam ouvir as homilias do Cura d’Ars. Quando algum padre lhe perguntava qual o segredo de tudo aquilo, o Padre Vianney lhe respondia: “Você já passou alguma noite em oração? Já fez algum dia de jejum?”.
O Cura d’Ars acreditava no poder da oração e do jejum e na resposta do bom Deus. Ele tinha em sua mente a exortação de São Paulo Apostolo: “Orai sem cessar” (1 Ts 5, 17). Não era orador, não falava com eloqüência, nas homilias perdia o fio da meada, atrapalhava-se, outras vezes não sabia como acabá-las cortava a frase e descia do púlpito acabrunhado. O mesmo acontecia na catequese. No confessionário, porem, estava sua maior atuação pelo mistério da Providência Divina. No aconselhamento das pessoas falava do bom Deus de forma tão amorosa que todos saiam reconfortados. Não sabia usar palavras bonitas, idéias geniais, buscava termos do quotidiano das pessoas. Possuía somente a desbotada batina que tinha no corpo. E era capaz de dar seus sapatos e meias na estrada se encontrasse um pobre infeliz, com quem trocava até as calças se as do mendigo estivessem piores que as suas. Depois de um tempo, sua fama de santidade e seus carismas foram longe. Até cardeais de Paris iam a Ars se aconselhar com o santo Cura.
No confessionário viveu intensamente seu apostolado, todo entregue às almas, devorado pela missão, integralmente fiel à vocação. Do confessionário seu nome emergiu e transbordou dos estreitos limites Ars-em-Dombes para aldeias e cidades vizinhas. Os peregrinos que desejavam confessar-se com ele começaram a chegar. Nos últimos tempos de vida eram mais de 200 por dia, mais de 80.000 por ano.
Quando chegou à cidadezinha ninguém veio recebê-lo, quando morreu a cidade tinha crescido enormemente e multidões de peregrinos o acompanharam à última morada. Eram cerca de 100 mil pessoas. A Igreja, que pela lógica humana receara fazê-lo sacerdote, curvou-se à sua santidade. A vida do Santo Cura d’Ars confirma o que São Paulo Apóstolo escreveu: “Mas o que é loucura no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e, o que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte; e, o que no mundo é vil e desprezado, o que não é, Deus escolheu para reduzir a nada o que é, a fim de que nenhuma criatura se possa vangloriar diante de Deus”(1Cor1,27-29).
São dois grandes pensamentos conhecidos do povo católico no mundo inteiro do sábio Santo Cura d’Ars. O primeiro é: “Deixai uma paróquia 20 anos sem Padre e lá os homens adorarão os animais”, e o segundo: “Quem não tem tempo a perder para Deus, perde seu tempo”.
Morreu aos setenta e três anos, a 4 de agosto de 1859. Foi exatamente o que o santo Cura fez e que deixou de lição mais importante para todos os padres; sem santidade de vida, o trabalho apostólico não se estende. O sacerdote é um outro Cristo, “alter Christus”, é seu ministro sagrado entre os homens; São Francisco de Assis achava-se indigno de ser sacerdote e gostaria de beijar o chão onde pisavam os pés de um padre. Através do Padre Jesus continua a sua missão salvífica na terra arrancando os homens do pecado e da morte eterna pelos sacramentos da Igreja. Cristo caminha com ele e o sustenta a cada momento pela graça do sacramento da Ordem, se ele se mantém fiel a seu Senhor. Alguém escreveu que “no sacerdote que vive em plenitude o seu ministério, Cristo se realiza nele e através de suas mãos ungidas continua amando, perdoando, curando, ensinando e alimentando seu povo com o Pão da Vida. No sacerdote idoso, enfermo, que vive suas limitações humanas, Cristo revive com ele a sua paixão e o caminho do calvário carregando sua cruz, sofrendo e testemunhando que “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelo próximo” (Jo. 15,13).

Eduardo Gomes, professor pós-graduado em Ensino Religioso. 
“A santidade é a força mais poderosa para levar os homens a Jesus Cristo” (João Paulo II)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Agosto- Mês das Vocações

Há poucos dias foi realizada em nossa paroquia a ordenação sacerdotal de mais um Padre Palotino, o Padre Juliano, sendo fruto das nossas orações. Como sabemos o mês de agosto a igreja dedica uma especial oração para todas as vocações, sejam elas sacerdotais e religiosas bem como a vocação para a família, para o serviço na comunidade como leigo e leigas. Sempre como de costume rezamos no Primeiro Domingo de Agosto pelos sacerdotes, no segundo pela familia lembrando os Pais, no terceiro pelas vocações religiosas, irmãs e irmãos e todos consagrados à Deus, e no quarto domingo rezamos pelas vocações leigas, em especial pelos catequistas.
Por isso colocamos neste mês uma ladainha de autoria do nosso santo fundador Vicente Pallotti, para que roguemos a Deus que envie santas vocações para a igreja e para o Reino de Deus.
Rezemos neste mês pelas vocações e pela Santa Igreja de Deus.



Ladainha para alcançar operários evangélicos.

Rezemos: - Senhor Jesus Cristo, para a redenção do mundo, te fizeste obediente até a morte. Tu disseste aos teus apóstolos e discípulos: “A colheita é grande mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois, ao Senhor da plantação, que mande trabalhadores para a colheita.” (Mt 9, 37-38). Digna-te de fazer com que em união com tua divina intenção, pela qual, vivendo na terra, tu mesmo rogaste ao Pai, nós possamos dirigir a ti esta oração. E, pela tua infinita misericórdia, pelos méritos e intercessão da beatíssima tua Mãe Maria e de todos os Santos, faze com que mereçamos ser atendidos. Amém.

Pelo mistério da tua santa encarnação – manda Senhor, operários à tua messe e perdoa a teu povo.
Pela tua vinda – manda...
Pelo teu nascimento – manda...
Pela tua oração, obediência e mansidão – manda...
Por teu batismo, por teu santo jejum – manda...
Pela tua admirável pregação – manda...
Por tua cruz e paixão – manda...
Por tua morte e sepultura – manda...
Por teu santo e eterno sacerdócio – manda...
Pelo infinito amor com que, por meio do teu precioso sangue, redimiste o mundo – manda...
Pela divina instituição dos sacramentos – manda...
Por tua santa ressurreição – manda...
Por tua admirável ascensão- manda...
Pela vinda do Espírito Santo Paráclito – manda...
Pelos méritos e intercessão da beatíssima tua Mãe – manda...
Pelos méritos e intercessão dos santos Anjos e Arcanjos – manda...
Pelos méritos e intercessão dos santos Patriarcas e Profetas – manda...
Pelos méritos e intercessão dos santos Apóstolos e Evangelistas – manda...
Pelos méritos e intercessão dos teus santos Discípulos – manda...
Pelos méritos e intercessão dos santos Inocentes e Mártires – manda...
Pelos méritos e intercessão dos santos Pontífices e confessores – manda...
Pelos méritos e intercessão dos santos Doutores, Sacerdotes e Diáconos – manda...
Pelos méritos e intercessão das santos Monges e Eremitas – manda...
Pelos méritos e intercessão das santas Virgens e Viúvas – manda...
Pela intercessão de todos os teus Santos e Santas – manda...

Rainha dos Apóstolos, imaculada Maria, roga teu Filho Jesus Cristo, Senhor da messe – para que mande operários à sua messe e perdoe a seu povo.
E vós todos, Santos Anjos, Arcanjos, Tronos e Dominações, Principados e Potestades, Virtudes dos céus, Querubins e Serafins, Patriarcas e Profetas, santos Doutores da lei, Apóstolos, todos os Mártires de Cristo, santos Confessores, Virgens do Senhor, Eremitas e todos vós, Santo, rogai ao Senhor da messe – que mande os operário à sua messe e perdoe a seu povo, para que possamos reinar com Ele para sempre. Amém.



São Vicente Pallotti.
“As Orações”

domingo, 1 de agosto de 2010

Ordenação Presbiteral.

Aconteceu em nossa Matriz, no último sábado dia 31 de julho, a ordenação presbiteral do diácono palotino Juliano Guilherme da Silva SAC.
A santa missa foi presidida pelo bispo auxiliar de nossa arquidiocese, Dom Roberto Francisco F. Paz e concelebrada pelos nossos padres palotinos.
Foi uma grande alegria para nossa comunidade que recebeu de braços abertos a familia do Padre Juliano, e os padres da nossa região, assim como amigos e outros religiosos que vieram participar da Eucaristia.
As pastorais do dízimo, bastismo, vocacional, catequese, crisma, ECC, EAC, EJC, pessoas das capelas e de outros movimentos de nossa paróquia ajudaram na organização da recepção, do café da manhã e durante o almoço, todos com união de uma grande família.
Que nossa comunidade esteja sempre em oração pelos vocacionados, pelos seminaristas palotinos, que Deus escute nossas orações e suscite no coração dos jovens a coragem para colocarem-se ao serviço do Reino de Deus, para assim podermos cada vez mais colher os frutos de novos sacerdotes, religiosos e religiosas para trabalharem na grande messe!
Parabéns ao Padre Juliano, que siga firme em seu caminho!!!!


Abaixo segue o link com as fotos da Ordenação do Padre Juliano.
http://picasaweb.google.com.br/asementeitaipu/OrdenacaoJuliano?authkey=Gv1sRgCMj_15nSgd6S9AE#