Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

terça-feira, 21 de junho de 2011

Corpus Christi

Significado e Origem da Celebração:

No dia de Corpus Christi (do latim, que significa Corpo de Cristo), a Igreja Católica comemora solenemente a instituição do Sacramento da Eucaristia, por meio da qual Jesus se faz presente como alimento.
Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte de Jesus não permite uma celebração festiva, que consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo era alimentado por maná, no deserto. Hoje, o povo de Deus é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Por isso, na procissão, os fieis caminham com o ostensório, onde é depositada a hóstia consagrada, presença real do corpo de Cristo. É este o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.
A Igreja católica relata que a celebração teve origem em 1247, na Bélgica, quando uma freira teria tido visões de Jesus revelando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Ela, então, levou o caso ao Bispo local que quase duas décadas mais tarde, viria a ser eleito Papa (Urbano IV), instituindo a festa em sua Diocese.
A decisão do Papa Urbano IV de estender a solenidade a toda a Igreja ganhou força com a ocorrência de um milagre: o sacerdote Pietro de Praga, duvidando da presença de Cristo na Eucaristia, durante a celebração da Missa viu brotar sangue da hóstia consagrada.Uma vez instituída para toda a Igreja, a data é marcada por concentrações, procissões e outras práticas religiosas, de acordo com o modo de ser e de viver de cada lugar.fonte:http://www.arquidioceseniteroi.org.br/

Horários das Missas de Corpus Christi em nossa paróquia
 
La Salle: 08:30h
Fonte: 09:30h

Na arquidiocese: 
13h Visitação dos tapetes / 15h Louvor / 16h Missa Solene presidida por Dom Alano, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Niterói


Os JOVENS da nossa Paróquia irão confeccionar o tapete de sal. Será o tapete numero 99, no inicio da Av. Av. Amaral Peixoto, próximo as barcas. 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa Junina da Matriz

No próximo sábado dia 18/06 acontecerá em nossa Matriz a tradicional festa junina.
Vocês não podem perder esta festa, um momento de confraternizar, levar a família e os amigos!! Teremos a quadrilha das crianças, barracas com comidas tipicas, som animado e muita alegria!!!!
A festa começa as 18h. 

Também na Sexta -Feira dia 17, todos estão convidados para noite de caldos e musica ao vivo no Bosque de Maria, atraz da igreja. Venham e traga a família!!!!