Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vigília da Rainha dos Apóstolos

NO PRÓXIMO  DIA 25/05 A PARTIR DAS 20:00H NA IGREJA MATRIZ. ACONTECERÁ A VIGILIA PELO DIA DE NOSSA SENHORA RAINHA DOS APÓSTOLOS, PADROEIRA DA UAC. ESTE SERÁ UM MOMENTO ÚNICO, EM QUE TODA UNIÃO ESTARÁ REUNIDA EM ORAÇÃO PELO ANO JUBILAR DE CANONIZAÇÃO DO NOSSO SANTO FUNDADOR - SÃO VICENTE PALLOTTI.
TODA COMUNIDADE PAROQUIAL ESTA CONVIDADA PARA PARTICIPAR DESDE MOMENTO DE ORAÇÃO. 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

MAIO. MÊS DA MÃE DE DEUS E NOSSA. “FAZEI TUDO O QUE ELE DISSER”.



Chegamos ao mês de maio, que por antiga tradição, ganhou o epíteto de “mês das noivas”, pelo grande número de casamentos realizados em seus dias. Mês que, desde o começo da história de nossa Igreja Cristã e Católica, é dedicado, principalmente, à figura de Maria Santíssima, sempre Virgem, mãe carnal de Jesus, o Homem-Deus e Deus-Homem. Logo, também, Mãe de Deus, no mistério da Santíssima Trindade, e pela ação do Santo Espírito. Esposa de José, pai adotivo de Jesus, em união não carnal, mas de intensa e mútua dedicação à missão do Pai. Maria, que depois do falecimento de José, bem mais velho pelo que se tira da tradição, e depois do sacrifício do Filho, viveu protegida pelo Apóstolo João; incentivando a igreja nascente no cenáculo e sob o fogo pentecostal; terminando seus dias nesta dimensão de vida, na cidade de Éfeso, hoje na Turquia. Porém, cientes todos nós, que seguimos o magistério dos sucessores de Pedro, em que seu corpo, livre da corrupção, se integrou à alma na subida ao Céu. Outro mistério que professamos pela Fé, agregado a outro, também ensinado pela Igreja, de sua concepção imaculada, isenta da mancha e dos resíduos da frustração do primeiro plano divino pelo pecado de nossos primeiros pais.
  Maria, nos Evangelhos, é referida de pouco. Mas do pouco que é muito. Aceitou ser instrumento da encarnação do Cristo. Viveu modestamente e pouco falou, “guardando tudo no coração”. Nas Bodas de Caná, compadecida pela preocupação do anfitrião com o término do vinho, solicitou ajuda do Filho e a obteve, ao pedir que todos fizessem o que ele mandasse. Sofreu intensamente ao ver Jesus espancado, torturado e morto na cruz. Alegrou-se com a as gloriosas ressurreição e ascensão. Coroada no Reino Celestial, ela caminha, até hoje, conosco, mesmo com os que não creem ou que se dedicam ao Mal; visando a conversão geral e plena, de que tanto carece o ser humano nos dias de hoje, tão dominados pelo egoísmo, materialismo, consumismo, e indiferença para com o irmão e para com as coisas do espírito. Suas aparições em Fátima, Aparecida, Guadalupe, Lourdes, Chestochowa, e muitas outras, têm tido esse significado.
Sempre é bom, para nós, pedirmos a ajuda da Mãe, por sua poderosa intercessão perante o Filho; ou adquirirmos imagens dela, que muito nos auxiliam, pela lembrança, nas orações. Mas sempre sabendo que objetos, por si mesmos, nada valem, e que Ela não quer que a coloquemos em posições destoantes das Sagradas Escrituras e dos Ensinos eclesiais.
Maria está sempre conosco, e atende-nos nas aflições, nas preocupações do dia a dia, nas crises de qualquer tipo, sem qualquer discriminação de cor, etnia, sexo, condição social ou financeira. Ela ama por igual a todos os povos da Terra. Ela concita a todos na construção da paz que não se resume à ausência de guerra, da liberdade que não se confunde com libertinagem, da justiça social na eliminação da miséria, do desemprego e de qualquer escravidão ou idolatria; das relações familiares e comunitárias baseadas no amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos; em suma, pelo esforço de homens e mulheres, sob a orientação da Igreja Peregrina, na edificação do Reino Prometido.
Honremos e prestigiemos nossa Madrinha, Torre de Davi, Rosa Mística. Acheguemo-nos a ela, de coração e de conhecimento. Testemunhemos, mais pelo exemplo do que por símbolos, o bem que nos traz sua veneração, sobretudo, perante nossos irmãos separados.
Nossa Senhora. Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

 Luiz Felipe Haddad